segunda-feira, 23 de abril de 2012

História do Dia dos Namorados no Brasil e no mundo, São Valentim, data 12 de junho, tradição

Introdução

O Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s Day).

História da data (14 de fevereiro) - Origem do Dia de São Valentim
A comemoração desta data remonta o Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, porém de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270. Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.

História do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho)
No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”.
Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.

Então por isso nós do Trio Gourmet Restaurante  estamos preparando a festa para 20 casais para esta data tão especial e, pensamos em propor aos casais o seguinte plano, um cardápio afrodisíaco.

Dia dos Namorados

Entrada: 2 tipos (vamos definir ainda)

Prato Principal: Peixe, Pato ou Filet ….. o molho é segredo

Sobremesa: Mil folhas de damasco com sorvete.  E Petit gateau de baunilha com calda de framboesa.

Música ao vivo com um tenor para agraciar a noite.

Vinhos branco, vinho tinto  e vinho de sobremesa.

Decorado especialmente para o evento maior que é feito exclusivamente para os casais confirmados.

Temos 20 mesas.

Valor do investimento: R$ 150.00 

Horário das 20 h as 24 h do dia 12/06/2012.

Local: Trio Gourmet Restaurante

Rua 23 esquina com rua 5 Centro, Goiânia Goiás.