terça-feira, 31 de julho de 2012

Amor à Gastronomia

A vastidão da gastronomia invade o mundo. Há milhares de anos ela invade os lares e as tradicoes de centenas de pessoas em todo o mundo. Discriminada em diversas situações e indispensável em qualquer existência.

Grandes Chefs, Cozinheiros(as),  Culinaristas, Doceiros, Boleiros, Cake designers, Engenheiros de Alimentos, Bioquímicos, etc.. e também diferentes profissionais, mas não obstantes – comensais de uma boa comida . Assim diante desse complexo contexto as experiências e a pesada carga de informação que a internet atualmente nos proporciona. Penso nao quao priveligiado se torna as informacoes hoje com a cozinha de fusao.

O louco por Gastronomia pode até ter um olho aguçado para decoração, moda etc... é raro, mas pode ocorrer... Mas o viciado, aficionado e lunático, não vê nada além de sabores, panelas, fogões , fornos, apresentações, combinações, mis en places e etc... E a parte decorativa e estética da história pode se tornar (por experiência própria) uma loucura inesperada pelo mundo do açúcar, onde castelos, flores e esculturas podem ser construídos, pasmem os leigos, por produtos totalmente comestíveis e saboreáveis (se é que existe essa palavra).

Profissionais capazes e bem preparados são indispensáveis e necessários, porém não desmerecem os talentosos e apaixonados.  Assim como os mais sofisticados pratos da culinária francesa podem nos embriagar com sabores e apresentações, podemos experimentar a felicidade em uma perfeita empadinha de camarão e uma cerveja bem gelada...

Finalizando, declaro meu amor: meu amor pela  cozinha de fusao e pela quimica dos alimentos que nos proporciona sabores e sabedorias infindáveis. declaro meu amor pelas coisas simples da gastronomia

E declaro meu horror: a todos aqueles que tentam reduzir a gastronomia a um seleto grupo que entende quimicamente todas as reações e técnicas como se só esses tivessem direito ou qualificação necessários para participar desse mundo. 

Estudei as técnicas... estudei a química... trabalho há 10 anos em uma mesma cozinha... que parece ser minha extensão... e NADA, nada mesmo, me convence que a felicidade e o sucesso provém dessa capacitação e conhecimento. Sem dúvida me ajudam na minha estrada, mas o amor... Ahh o amor por tudo isso me move, me tira da cama de manhã cedo e não me deixa dormir à noite, me enche de ideias e me faz ter a impressão que nessa vida não farei nem metade do que eu gostaria... Faz-me realmente Feliz!