quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Por que comer nhoque dia 29?


A lenda surgiu na cozinha italiana e conta que São Pantaleão, um santo que se vestia de andarilho, entrou na casa de uma família muito pobre na Itália. Mesmo sem muito o que comer, eles não negaram alimento ao viajante: dividiram igualmente a comida que tinham e cada um ganhou 7 pedaços de nhoque. Depois desse ato de bondade, a família encontrou uma fortuna em casa. A data da tradição, dia 29, é o dia em que se comemora o Dia de São Pantaleão no mês de dezembro.
Lenda diz que dia 29 de todo mês do ano é dia de comer nhoque para ter mais dinheiro (Créditos: Thinkstock)
Como comer nhoque para atrair dinheiro?
Apesar de o Dia de São Pantaleão ser em dezembro, a simpatia pode ser realizada no dia 29 de qualquer mês do ano. Para fazer, basta se servir do nhoque e colocar embaixo do prato uma quantia em dinheiro - não importa qual seja. Na hora de comer, consuma os 7 primeiros pedaços de nhoque com pensamento positivo, mentalizando seus maiores desejos. Algumas pessoas acreditam que esse dinheiro deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura.

Receita de nhoque da fortuna
       

Ingredientes da massa
·         1 kg de batatas
·         2 ovos
·         2 colheres de sopa de margarina
·         Farinha de trigo (o suficiente para dar ponto)
·         Sal a gosto
·         1 pacote de queijo parmesão ralado para polvilhar

Preparo da massa
Faça um purê sem tempero das batatas (cozinhar e amassar). Junte e misture os ovos, o sal, a margarina e acrescente a farinha aos poucos. Quando você conseguir fazer bolinhas com mãos lambuzadas de óleo e margarina, a massa estará no ponto certo. Cuidado com a quantidade de farinha, pois se colocar muito, o nhoque ficará duro e pesado.
Com a massa pronta, faça rolinhos em uma mesa com farinha para não grudar. Corte no formato de nhoque e amasse-os de leve com as pontas dos dedos.
Com cuidado, coloque-os aos poucos em água fervente até que eles subam, já cozidos. Retire-os para um escorredor de massas e reserve.
Ingredientes do molho
·         1 lata de tomate italiano sem pele (tomates pelados)
·         3 tomates frescos maduros
·         1 dente de alho
·         2 colheres (sopa) de azeite de oliva
·         2 colheres (sopa) de manteiga
·         2 colheres (sopa) de manjericão fresco
·         1/2 colher (sopa) de açúcar
·         1/2 colher (chá) de sal
·         1 pitada de pimenta-do-reino
Preparo do molho
Retire a pele do tomate italiano e bata-o no liquidificador. Prepare uma tigela com água e gelo suficiente para cubrir os tomates. Reserve-a. Coloque, por alguns segundos, os tomates crus em uma panela com água fervendo com um corte em x na base de cada um. Retire os tomates e transfira-os para a tigela gelada. Pelo x, puxe a pele.
Retire as sementes e corte-os em cubinhos. Refoque o alho picado em uma panela médica com azeite e manteiga no fogo médio. Coloque as 2 colheres de manjericão fresco por 1 minuto. Coloque os cubinhos e o tomate batido. Tempere com sal, pimenta do reino e açúcar. Abaixe o fogo e tampe a panela, deixando cozinhar por 10 minutos.
Finalização - Em um refratário untado, coloque os nhoques intercalando com o molho e polvilhando com queijo ralado. Termine com o queijo. Leve ao forno médio para gratinar.